om uma vida intensa e cheia de compromissos ao longo da semana, a solução para muitos é deixar a prática de atividade física somente para os sábados e domingos. É o seu caso? Neste artigo, vamos conversar sobre os benefícios e os cuidados necessários para evitar dores e lesões.

Se você está se perguntando se praticar esportes somente aos fins de semana faz bem para a saúde, a resposta mais ampla é sim. Um estudo sugere que diferentes tipos de atividade física estão associados a riscos reduzidos de mortalidade por diversas causas, como doenças cardiovasculares e câncer. Ou seja, ser atleta de fim de semana ou praticar exercícios de intensidade intensa ou moderada 1 ou 2 vezes por semana, podem ser suficientes para reduzir os riscos de mortalidade quando comparado com homens sedentários. Outros benefícios são a melhora do humor e sensação de bem-estar, o auxílio no controle do peso e a melhora da capacidade respiratória.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 75 minutos de exercício intenso ou 150 minutos de exercício moderado por semana. No entanto, é preciso ter em mente que a regularidade proporciona maior adaptação do organismo ao esforço, minimizando o risco de lesões, principalmente em músculos e articulações.

E quais são os cuidados que devem ser tomados se você é um atleta de fim de semana?

  • A primeira dica é: compensar a semana inativa com treinos intensos no fim de semana não é uma boa estratégia. O corpo precisa de adaptação e preparo para não sofrer lesões. Prefira treinar moderadamente.
  • Respeite os limites do seu corpo. Qualquer sinal de dor ou fadiga muscular deve ser levado em consideração. Você deve sentir o esforço e o cansaço na medida em que não se esgota ou vai além dos seus limites.
  • Use roupas e calçados adequados mesmo que você escolha praticar algo leve. Isso traz mais conforto para a prática e pode impactar no seu desempenho.
  • Ao longo da semana, procure adicionar movimento ao seu dia a dia. Prefira escadas ao invés de elevador, deixe o carro estacionado mais distante do local de trabalho, escolha fazer trajetos curtos a pé… São algumas sugestões simples que podem ajudar.
  • Mantenha uma alimentação balanceada. Controlar o peso ajuda a evitar sobrecarga e isso protege suas articulações.
  • Encontre 5 minutos por dia e alongue-se. Pode ser antes de dormir, por exemplo. Manter os músculos flexíveis é uma condição importante para sua prática esportiva.

E lembre-se, prefira sempre praticar atividade com a orientação de um profissional da área e, em caso de dor, procure um especialista.

Referência: https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/2596007


Dr. Rafael Barreto – CRM/SP 122.568