O que você precisa saber sobre
Quem me conhece já sabe: o Triathlon é uma das minhas paixões. Dessa forma, entendo perfeitamente o fato de um praticante de uma modalidade ao ar livre torcer o nariz quando o preparador e/ou médico prescrevem a famigerada musculação.
E hoje vou explicar o porquê de você não negligenciar essa recomendação. Vamos lá? Bom, durante a corrida entramos em um estado “automático”, já que na maior parte do tempo do treino movimentamos nossos músculos da mesma forma. E sabe qual é problema disso? Estarmos despreparados para uma movimentação surpresa que exija uma resposta imediata muito comum na corrida de rua, como desviar de um buraco, pular um obstáculo, ou qualquer outro movimento inesperado.
Em outras palavras, não temos como controlar as mudanças repentinas do terreno, mas podemos aprimorar nosso condicionamento muscular e prevenir lesões. Além disso, a força e a potência adquiridas com o treinamento resistido (musculação) ajudarão na melhora de desempenho durante a corrida, o que pode ser um fator determinante para conquistar melhores resultados em tempo e distância.
Por fim e não menos importante, a prática da musculação proporciona uma melhora postural durante a corrida, o que nos traz mais conforto durante o treino, reduzindo “fisgadas” ou fadigas musculares. Treinar sem sofrimento e dor é possível para corredores – e uma das respostas está no fortalecimento muscular