Conheça a importância do trabalho multidisciplinar

As longas distâncias, a superação e o desafio diário, sem dúvida, são aspectos que contribuíram muito para o crescimento do triathlon. Não obstante, trata-se de um dos esportes mais completos e, portanto, exige muito do corpo e, sobretudo, da mente.

É por isso que, sendo uma modalidade que une natação, ciclismo e corrida, o acompanhamento do atleta precisa ser multidisciplinar. Vamos entender melhor?

Bom, o fisioterapeuta entra tanto para um trabalho de correção de postura e ângulos que possam otimizar a performance do atleta, quanto na prevenção de possíveis lesões.

Já o ortopedista poderá identificar deformidades, erros posturais e características estruturais que irão ser transmitidas ao fisioterapeuta, que dará continuidade no trabalho. No caso de lesão, por exemplo, o acompanhamento sinérgico de ambos os profissionais será determinante na volta do atleta ao esporte, bem como seu rendimento.

O fortalecimento muscular é importante como fator preventivo, já que músculos mais fortes preservam a integridade óssea, prevenindo lesões, além de influenciar no desempenho atlético. Para tal, a inclusão de um profissional de Educação Física é indispensável não apenas no fortalecimento, mas também na periodização correta da rotina de treinos.

Por fim, porém não menos importante, o planejamento nutricional irá oferecer os nutrientes necessários para dar energia ao atleta e assim proporcionar um ambiente favorável à sua performance esportiva.

Resumindo, ainda que o crescimento de adeptos da modalidade seja um comportamento positivo, é preciso saber que o acompanhamento multidisciplinar irá não só te proporcionar um melhor desempenho, como também evitará lesões que podem te afastar da paixão pelo esporte.