Tratamento para dor na coluna

Seja na promoção da saúde em geral ou no acompanhamento de um atleta, o trabalho multidisciplinar, na maioria das vezes, potencializa os resultados terapêuticos. É por isso que como médico e, sobretudo, ortopedista que acredita em uma abordagem cada vez menos invasiva, aposto em estratégias de tratamento que unam mais de uma especialidade.

Desenvolvido por fisioterapeutas da Universidade de Pittsburgh (EUA), o sistema de subgrupos para o tratamento da coluna pode beneficiar pacientes com queixas de difícil diagnóstico. “Como assim?”. Bem, vou explicar melhor.

Tanto a dor lombar quanto a cervical podem ter origem no comprometimento de diversas estruturas, o que dificulta a determinação da área afetada, responsável pela manifestação de tais sintomas. No sistema de subgrupos, os pacientes são classificados de acordo com sinais, sintomas e outras características apresentadas na avaliação. Dessa forma, cada grupo de pacientes receberá uma prescrição específica, que consistirá no tratamento mais assertivo para ele.

“E qual é a vantagem dessa metodologia?”. Para possibilitar a avaliação e a prescrição para cada caso, o sistema de subgrupos compreende um processo seletivo criterioso. O primeiro passo é coletar todo o histórico do paciente, onde o trabalho em conjunto com o ortopedista é de suma importância.

Com os dados em mãos, a segunda fase é determinar o estágio e o nível de intensidade da lombalgia. Por fim, o processo se encerra com um exame físico completo e minucioso, além da análise dos exames de imagem do paciente.