Relação com hábitos modernos
Quanto mais evoluímos tecnologicamente, mais regredimos em nossas funções mais básicas e primitivas, como estar sempre em movimento. Pois se nosso corpo foi projetado para estar em constante atividade, não é de se admirar que hábitos sedentários afetem a nossa saúde em geral – e não é diferente com a nossa coluna.
O uso de smartphones e tablets é um exemplo de como uma má postura – induzida pela cultura digital – pode prejudicar a coluna, sobretudo a região cervical. Falando nisso, que tal entendermos o porquê da coluna cervical ser uma das áreas mais acometidas pela vida moderna?
A cervical é composta por sete vértebras e seis discos intervertebrais, com duas funções principais: sustentação e movimentação na cabeça. Dessa forma, a posição mais adequada e que menos sobrecarrega a coluna é quando estamos olhando para frente, com o pescoço reto. Ao abaixarmos a cabeça para ver notificações, curtir imagens e tudo que estiver ao alcance dos nossos dedos, a cabeça fica abaixada, o pescoço curvado, aumentando consideravelmente a carga na cervical.
Isso sem falar no movimento de repetição: toda vez que nos inclinamos para ver uma mensagem no celular, forçamos a mesma musculatura, o que gradativamente pode desencadear complicações.
Recentemente, a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank fez um stories explicando que seu sumiço de dois dias na rede social Instagram foi por recomendação médica, já que o uso excessivo do celular lhe causou dores severas nas costas.
Por que estou contando isso? Bom, embora existam muitas variáveis que influenciam a saúde da coluna, é fato que grande parte das patologias pode ser evitada com hábitos melhores. Por isso, pessoal, não tem segredo: fique alerta à sua posição enquanto está no celular ou tablet, procure manter a cabeça mais reta e, acima de tudo, exercite-se mais!