Será que a sua é?
Não sentir dor é um sinal de que está tudo bem, certo? Nem sempre. Durante anos, a medicina cumpriu bem sua função de tratar doenças e sintomas, mas hoje, com o envelhecimento da população e a melhora de consciência das pessoas, procurar o médico como forma de prevenção tem se tornado cada vez mais um hábito.
E nesse raciocínio, eu lhe pergunto: “Sua coluna é saudável?”. Antes que responda, vamos entender como seria a coluna “ideal” para a saúde?
Bom, para que esse enorme órgão que nos dá toda sustentação necessária seja saudável, os músculos ao seu redor, da musculatura do pescoço até a da lombar, devem estar saudáveis. Qualquer desequilíbrio pode desencadear o surgimento de um problema.
Sabendo que quase 30 milhões de brasileiros possuem alguma doença crônica na coluna vertebral, separei algumas dicas para você adotar como forma de prevenção. Vamos conhecê-las?
Comece pela boca: o que sua alimentação tem a ver com a sua coluna? Tudo! Segundo especialistas, dois quilos a mais no peso corporal representam 50% a mais de chances de se desenvolver um problema na coluna.
Durma bem: aqui não me refiro apenas às tão sonhadas 8 horas de sono, mas principalmente à forma como você dorme – da posição (que já falei no meu Instagram) à escolha do travesseiro e do colchão.
Não fique parado: fortalecimento, diminuição de dores e melhora de postura são apenas alguns dos benefícios de calçar o tênis e se exercitar.
Busque leveza: e falo no sentido literal. Fique atento ao que você carrega todos os dias, bolsas, mochilas e preste atenção se o peso ou posição do objeto não está prejudicando sua coluna.
Apague o vício: como se não bastasse todo o mal que o cigarro faz, ele também prejudica o fluxo sanguíneo na microcirculação dos discos intervertebrais, facilitando uma lesão.
Resumindo, pessoal, não espere a dor ficar insuportável para procurar o médico. Prevenção é a melhor forma de viver com mais qualidade de vida.