Verdade ou mito?

Você já deve ter ouvido alguém mais velho dizer que diminuiu com a idade. Mas será que isso é uma crença antiga ou de fato tem um viés científico? Me acompanhe até o final que você vai descobrir.

Nossa altura diminui até 2mm ao longo do dia devido à gravidade. Durante o sono, hormônios como o GH (do crescimento) recuperam tal perda. Por outro lado, com o passar dos anos, essa regeneração enfraquece. Além disso, as mulheres encolhem mais por possuírem menos testosterona – hormônio ligado à manutenção de massa muscular.

Vamos entender melhor esse processo e as estruturas envolvidas?

Bom, os discos são estruturas flexíveis de cartilagem fibrosa e representam 25% da coluna vertebral. Uma de suas funções é absorver impactos e diminuir o atrito entre as vértebras. No entanto, ao longo da vida, essas estruturas perdem o líquido e se achatam.

Adicionalmente, com o passar dos anos, as nossas vértebras sofrem uma alteração na densidade, um desgaste que as tornam mais “moles”, contribuindo para a diminuição de estatura do paciente. Mas não para por aí. Com o metabolismo em ritmo mais lento, que é comum no envelhecimento, nota-se uma perda de massa muscular magra e um ganho maior de gordura. Essa condição conhecida por sarcopenia pode influenciar que um idoso perca alguns centímetros de altura.

Aqui cabe um alerta: você já deve ter escutado que esses processos são comuns ao envelhecimento, mas não é bem por aí. A questão não é pensar “não tem nada que eu possa fazer” ou “é dor de velho”, pois é possível envelhecer bem, forte, saudável e com sua postura preservada. Nunca é tarde para melhorar seus hábitos e desfrutar de mais qualidade de vida, pessoal! Até a próxima.