Como o envelhecimento afeta a saúde óssea?
Envelhecer é inevitável. Agora, envelhecer de forma saudável é uma escolha. Parece um tanto severa essa afirmação, mas meu intuito é apenas chamar atenção para crenças como: “Sentir dor na terceira idade é normal”.
O que quero dizer é: embora algumas patologias estejam diretamente relacionadas ao processo natural de envelhecimento, não podemos responsabilizar apenas o tempo, nem tampouco acreditar que a idade é uma sentença, na qual não importa o que façamos, cedo ou tarde sofreremos com dores e limitações. Acredite: é possível aproveitar essa fase com qualidade de vida e independência.
Mas antes de falarmos de medidas preventivas, que tal entendermos melhor como o envelhecimento afeta a nossa saúde óssea?
Fisiologicamente, com o avançar dos anos, passamos por um processo chamado sarcopenia, que nada mais é que uma perda de massa e de força na musculatura esquelética. Dessa forma, é correto pensar que, na terceira idade, as dores articulares e degenerativas aumentam, o que provoca uma redução na capacidade funcional do idoso e, consequentemente, mais chances de quedas e fraturas. Tudo isso não só compromete o bem-estar do paciente, como também o coloca em risco de desenvolver condições dolorosas, tais como: artrose, artrite reumatoide, osteoporose, bursite, “bico de papagaio”, etc.
Outro ponto importante que precisamos desmistificar: “Saúde não é ausência de doença”. “Como assim?”. É bem simples: muitas condições são assintomáticas e por vezes levam anos para se manifestar. Dessa forma, medidas preventivas são importantes até para aquele idoso que é aparentemente saudável. Afinal, queremos manter assim, certo?
Vamos conhecer algumas formas de prevenção?
Movimente-se: o sedentarismo é ainda mais incidente em pessoas idosas, o que só agrava a perda progressiva de massa óssea e muscular. Treinamento com pesos, pilates e fisioterapia são atividade que vão trabalhar tanto no aumento de força e densidade óssea quanto na correção postural. O resultado é um idoso mais disposto e confiante em realizar suas atividades diárias.
Nutra-se: já dizia Hipócrates “que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Em outras palavras, alimentar-se bem, fornecendo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo é um hábito que ajuda a afastar muitas doenças.
Acompanhe: cuidar atentamente da sua saúde através de exames e check-ups médicos pode ser determinante no prognóstico e eficácia do tratamento de possíveis patologias.
Gostou do tema de hoje? Então continue vendo meus posts, que esta semana será dedicada ao idoso.