Nadar, pedalar e correr

Quem viu meu primeiro post aqui no blog (De paciente a médico) já sabe que o exercício mudou a minha qualidade de vida. O que era um tratamento eficaz para minha patologia virou uma paixão. Hoje, me dedico ao Triathlon – esporte que une três modalidades – e estou me preparando para uma prova.

Por que estou contando isso aqui? Bom, gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha experiência médica e também pessoal no tema. Vamos lá?

Embora alguns acreditem que a modalidade tenha se originado no Havaí, com o famoso “Iron Man”, o esporte já era praticado na França desde a década de 1920.

Mas é fato que o Iron Man se consagrou como o evento mais emblemático do segmento, atraindo atletas do mundo todo que buscam superar seus limites.

Atualmente, o esporte é composto por quatro tipos de provas distintas, diferenciadas pela distância percorrida: sprint, padrão, meio Iron Man e Iron Man. Essa última, por exemplo, consiste em 3,8km de natação, 180km de bike e aproximadamente 42km de corrida. É por isso que o atleta de triathlon precisa desenvolver características antropométricas e fisiológicas variadas: um esporte completo demanda um atleta completo, concordam?

Sob o ponto de vista médico, assim como em todo exercício físico, é preciso realizar um trabalho de prevenção por meio de uma abordagem multidisciplinar. É primordial entender os mecanismos de lesões mais frequentes e os fatores que colocam o atleta em risco.

A organização do treino, por exemplo, deve ser minuciosamente estudada para evitar lesões por overuse – muito comum em triatletas. Outros aspectos como intervalos de descanso, individualidade de programação e biomecânica também devem fazer parte do planejamento.

Basicamente, o acompanhamento preventivo precisa contemplar uma tríade: fortalecimento muscular, avaliação da biomecânica da corrida e avaliação da postura no ciclismo (bikefit).

Se você está pensando em começar, minha primeira recomendação é que procure ajuda profissional, não apenas pela avaliação técnica, mas para sanar possíveis dúvidas e conhecer melhor o esporte. Além disso, você pode acompanhar mais conteúdos sobre o tema aqui no meu blog.