Qual é a relação?

Bem-vindo ao post da semana! Bom, já falei diversas vezes sobre a saúde da coluna e aspectos relacionados ao sono, porém, sempre voltados à questão da posição, travesseiro e colchão. Hoje nosso foco será um pouco diferente.

Será que dormir mal pode afetar de forma negativa o tecido ósseo? Vamos por partes!

Para quem não sabe, os nossos ossos passam por uma constante renovação e isso acontece por meio de um processo chamado remodelação óssea, que, de forma simplória, possui a função de restaurar microfraturas espontâneas que ocorrem naturalmente, assim como adaptar a matriz óssea às demandas funcionais. Essa renovação é influenciada por diversos fatores, como o perfil hormonal, síntese proteica, consumo de alimentos ricos em cálcio e fósforo, etc.

Mas, doutor, onde o sono entra nessa história?

Bom, um estudo* de pesquisadores da Endocrine Society, publicado em 2017, mostrou que dormir pouco tem uma resposta negativa na remodelação óssea, podendo favorecer o surgimento de enfermidades. Na pesquisa em questão, os cientistas submeteram 10 homens em uma rotina de sono controlada: podiam dormir apenas 6 horas por dia e deveriam ir se deitar quatro horas após o horário do dia anterior. Essa avaliação durou 3 semanas.

Ao final, revelou-se que os participantes sofreram uma redução dos níveis de P1NP (marcador de remodelação óssea), que indica que o tecido ósseo antigo estava sendo absorvido, porém, a nova matriz não estava se formando na mesma facilidade, resultando em perda óssea (osteopenia). Além disso, os estudiosos notaram que os homens mais novos foram mais sensíveis à redução da qualidade do sono.

Assim como tudo na ciência, os cientistas endossam a premissa de que são necessários mais estudos para compreender essa relação de forma mais profunda. Mas, na dúvida, é melhor dormir bem.

Dr. Rafael Barreto – CRM 122.568

*Estudo: SWANSON, Christine et al. Lower Bone Formation after 3 Weeks of Sleep Restriction with Circadian Disruption: A Mechanism for Sleep-Related Bone Loss. In: 99th Annual Meeting of the Endocrine Society. Endocrine Society, 2017.