Sua influência na dor lombar

Verdade seja dita: a dor lombar se manifesta de formas e intensidades diferentes. Dos pacientes que descrevem uma dor maçante aos que relatam algo semelhante a uma “facada” aguda. Em alguns casos, não raros infelizmente, essa dor pungente se irradia para partes mais distantes, como pernas e pés.

 

Mas onde o Psoas entra nessa história?

Músculo que fica na região anterior da coluna, o psoas começa na coluna torácica baixa e vai até o fêmur, onde ele recebe o nome de iliopsoas. Além da função de estabilizar a lombar, ele também é responsável pela flexão da coluna, bem como do quadril. Por esse motivo, problemas ligados a eles podem provocar dor no quadril, lombar, na região abdominal inferior e pelve.

 

Quais os sintomas?

Ainda que os sinais sejam muito parecidos com os de diversas outras patologias, geralmente nesse caso, está associado a uma tensão nas costas que não desaparece. É comum que esse tipo de dor irradie para outras regiões, podendo até se espalhar para uma área próxima ao quadril.

Atletas e pessoas que trabalham muito tempo sentadas (mais sedentárias) podem ser um grupo de risco devido à sobrecarga do psoas, que com o tempo pode se enfraquecer.

 

Resultado?

Bom, uma contratura constante nesse músculo poderá causar uma compressão dos discos e articulações da coluna vertebral. E essa compressão medular, além de dor, irá comprometendo as estruturas da coluna, causando danos como doenças degenerativas do disco e até mesmo hérnia.

 

Vale ressaltar…

Uma vida sedentária é o que mais pode influenciar nesse caso, de modo que um estilo de vida mais saudável pode poupar e muito a saúde da sua coluna.