Pode provocar dor na coluna?

Embora a valorização e a busca pela produtividade tenham um lado bastante positivo para a sociedade, ela, a produtividade, também pode implicar um certo descaso com a saúde – uma vez que esta deixou de ser uma prioridade. O resultado é, como os “antigos” costumam dizer, um mundo cada vez mais adoecido.

Um bom exemplo disso é a Síndrome de Burnout, recentemente adicionada à Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que atinge 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros (dados da pesquisa realizada pela International Stress Management Association). Basicamente, a Burnout é um distúrbio proveniente de um esgotamento profissional, sendo a principal causa o excesso de trabalho e de responsabilidades.

O que isso tem a ver com a coluna? Indivíduos com Síndrome de Burnout podem sofrer com fortes dores na coluna lombar, cervical e pescoço. Mas claro, esses sintomas estarão associados a outros, tais como: insônia, ansiedade, inquietude, fadiga, falta de concentração e até baixa autoestima.

 

Para nunca esquecer…

A saúde está no equilíbrio. Saiba escutar e, sobretudo, respeitar o seu corpo. Afinal, o corpo são é consequência de uma mente sã.