Infecção do espaço discal

Hoje vamos falar de uma patologia nunca abordada por aqui e que, embora possa afetar adultos, é mais comum em crianças antes dos 10 anos. A discite ou inflamação do espaço discal é uma doença inflamatória que acomete o espaço do disco intervertebral – localizado entre duas vértebras.

Mas o que causa essa inflamação?
A discite pode ser causada por infecção bacteriana ou viral, ou outros processos inflamatórios associados a doenças autoimunes. As áreas mais comumente atingidas são os discos na lombar e torácicos em suas porções média e alta.

Tal condição pode ser muito dolorosa, sendo um quadro de dor que tende a se agravar pelo movimento da coluna vertebral e que pode irradiar para demais locais do corpo, como abdome, quadris, pernas e virilha.

Além da dor nas costas, que tal conhecermos mais alguns sintomas?

  • Febre
  • Calafrios
  • Sudorese
  • Rigidez
  • Fadiga
  • Perda de apetite

É importante também, no caso de crianças, observar o comportamento. Elas tendem a agir de forma irritada, se recusando a sentar, ficar em pé ou andar.

E o diagnóstico? 

Não é tão simples. Além do exame clínico, o especialista irá realizar alguns exames de imagens, como raio-x e ressonância magnética – e também hemograma completo, entre outros testes.

Existe tratamento? 

Embora ainda haja uma divergência na abordagem terapêutica dessa patologia, o objetivo do tratamento é eliminar a causa da inflamação e reduzir a dor e outros sintomas. Dessa forma, o tratamento é conservador, utilizando antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Em casos em que a condição se desenvolveu devido a um processo inflamatório, espera-se uma recuperação total. Por outro lado, quando sua causa está associada a alguma doença autoimune, a recuperação dependerá do controle dela.

Procure um especialista para discutir e avaliar melhor o seu caso.