Como melhorar hábitos sem prejudicar a saúde óssea

Caminhando para o finalzinho de fevereiro e a pergunta que não quer calar é: já começou o seu projeto fitness em 2020?

Brincadeiras à parte, o assunto hoje não é fiscalizar os hábitos de ninguém, apenas compartilhar dicas para você sair do sedentarismo com segurança, preservando a saúde da sua coluna! Pronto?

Busque orientação. Fazer uma avaliação completa, incluindo ortopedista, cardiologista, exames e educador físico parece exagero, mas é essencial para todos, sobretudo para indivíduos sedentários.

Conforto na performance. Muita gente não leva isso a sério, mas saiba que o rendimento do treino pode diminuir quando não estamos usando roupas e calçados adequados à atividade física praticada. Opte sempre por tecidos leves e malhas elásticas para não prejudicar a transpiração ou limitar a execução adequada dos movimentos. Vale uma atenção especial na escolha do tênis: é preciso que ele esteja adequado tanto ao seu tipo de treino, quanto à sua pisada.

Respeite seus limites. Seja para quem nunca teve o costume se exercitar ou para aqueles que ficaram muito tempo parados, a recomendação é: tenha paciência, vá devagar, o seu corpo precisa de um tempo para se adaptar aos novos estímulos do exercício. Portanto, não tente recuperar o tempo perdido, porque essa atitude pode te afastar por mais tempo da atividade.

 

Dr. Rafael Barreto – CRM 122.568