A maioria dos casos de lesões na coluna não necessitam de procedimentos cirúrgicos. Mas, quando a dor persiste mesmo com os tratamentos conservadores, quando há compressão nervosa ou outras condições que afetam significativamente a qualidade de vida do indivíduo, a cirurgia de coluna torna-se uma opção a ser considerada.

Hoje em dia, felizmente existem abordagens minimamente invasivas, que oferecem menos danos e uma recuperação mais rápida. Mas, claro, existem cuidados que devem ser tomados no pós-operatório. Vamos entender quais são?

1. Segurança: Após a cirurgia, é normal sentir uma mistura de alívio e ansiedade. Nos primeiros dias, a comodidade e o conforto devem ser priorizados para que o paciente se sinta seguro, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Um ambiente propício à recuperação é fundamental.

2. Cuidados especiais: Durante as primeiras semanas são necessários alguns cuidados específicos para promover uma recuperação eficiente. Fisioterapia, medicamentos adequados e monitoramento são partes integrantes de um plano de recuperação, respeitando limites e condições de cada paciente.

3. Retorno gradual às atividades: À medida que se avança na recuperação, as atividades são gradualmente reintegradas à sua rotina. Exercícios terapêuticos direcionados são introduzidos para fortalecer a musculatura ao redor da coluna, promovendo uma recuperação sustentável.

4. Foco no futuro: Depois da cirurgia, o cuidado com a coluna deve seguir para que o paciente se mantenha saudável ao longo da vida. Exercícios físicos, uma boa alimentação para controle do peso, evitar o álcool e o tabagismo e manter o cuidado com a postura são alguns exemplos de ações que devem ser executadas.

É muito importante que você tire todas as suas dúvidas e se informe com o seu médico sobre a cirurgia e os cuidados necessários no pós-operatório. A informação dá segurança ao paciente e contribui para a sua recuperação.

Dr. Rafael Barreto – CRM/SP 122.568