Pode ser considerada normal?
Embora existam mulheres que não experimentam nenhum tipo de desconforto durante a gravidez, relatos de dores e cansaço infelizmente são queixas comuns.
E veja bem, comum não significa normal. Dor na coluna durante a gestação pode ser bastante recorrente, mas precisa ser avaliada e tratada com seriedade, uma vez que interfere na qualidade de vida da paciente e, se não tratada, poderá perdurar até a fase pós-parto.
Mas que tal falarmos dos dois tipos mais comuns de dor na coluna na gravidez?
Dor lombar: geralmente localizada acima da cintura (centro das costas), podendo ou não ser irradiada para as pernas e pés. Este tipo de dor costuma aumentar com posturas prolongadas (como sentar, ficar em pé ou levantar repetidamente).
Dor pélvica: quatro vezes mais prevalente que a dor lombar, localiza-se na parte posterior da pélvis. Caracteriza-se por uma dor profunda abaixo e ao lado da cintura, e/ou abaixo da cintura e de cada lado do cóccix. Assim como na lombar, a dor pélvica posterior pode irradiar: da nádega até o posterior de coxa. Além disso, o quadro não desaparece rapidamente com repouso e pode ser associado com rigidez matinal.
A recomendação é que se procure um especialista ao sentir uma dor persistente na coluna, mesmo durante a gestação. Ainda que seja um caso simples, sintoma de dor, principalmente em grávidas, nunca deve ser ignorado. Até a próxima!