Onde está a origem do problema?

Se a coluna não dói, significa que não tem nada de errado com ela, certo? Nem sempre. Calma que eu explico. Bom, sabendo que a nossa coluna vertebral dá sustentação para todo o nosso corpo, não é difícil de imaginar porque uma complicação nesse órgão vital pode afetar diferentes partes do corpo humano.

Existem sintomas, por exemplo, que se manifestam em outras regiões, mas que podem, na verdade, ser um sinal de que algo não vai bem com a coluna. Vamos entender melhor?

É possível que uma pessoa apresente dor em uma região do corpo, mas que a origem do problema esteja em outro local – é o que chamamos de dor irradiada. Isso acontece porque as estruturas corpóreas estão conectadas, especialmente a coluna, que possui muitos nervos que partem dela e atingem várias regiões do organismo, facilitando a propagação da dor.

E aquela pergunta que não quer calar? “Como eu sei que um incômodo em uma parte do corpo sinaliza uma complicação na coluna?”. Obviamente, o diagnóstico cabe a um especialista, por outro lado, existem pontos de dor que podem indicar um problema em uma área específica das costas. Vamos conhecê-los?

– Irradiada da lombar: responsável por praticamente quase toda a nossa sustentação, a lombar é uma região bastante propensa a lesões. Dores na virilha e pernas podem ser um sintoma de problema na área.

– Irradiada da coluna toráxica: formada por 12 vértebras, os distúrbios nessa região podem irradiar em outras partes da coluna (como cervical) e outras zonas (como barriga e peito).

– Irradiada da cervical: região que corresponde ao pescoço, as dores podem irradiar nos ombros, na cabeça e nos braços.

Por último, a minha recomendação é: não se alarde, mas fique atento. Sua dor pode ser tanto algo simples, como má postura ou até uma irradiação de alguma doença como a hérnia de disco, que pressiona os nervos causando formigamento e desconforto em outras regiões do corpo.