Vamos falar sobre?
Muitas vezes confundida com outras causas de dor lombar, a sacroileíte é caracterizada por uma inflamação das articulações sacroilíacas, responsáveis por conectar a parte inferior da coluna com a pélvis. Nessa patologia, mesmo pequenos movimentos da coluna podem causar muito desconforto e dor.
“Quais os sintomas?”
Dor na coluna lombar baixa (mais lateralmente) que irradia para as coxas e panturrilha é a queixa mais comum. O quadro doloroso piora com caminhadas, já que o movimento dos quadris distende a articulação em questão. No exame físico, a palpação direta na articulação produz dor.
“Como a patologia se desenvolve?”
A verdade é que a sacroileíte pode ser causada por inúmeras alterações, tais como: pós-operatório de artrodese da coluna, traumatismos na articulação, alterações reumáticas, artrite degenerativa e processos infecciosos.
Como dito anteriormente, o diagnóstico pode ser complicado, uma vez que os sintomas são similares a outras patologias, como: dor ciática, hérnia de disco, rupturas musculares e artrose facetária. Ainda assim, para diagnosticar corretamente é preciso realizar tanto exames físicos quanto os de imagem, como é o caso da ressonância.
“Mas, afinal, existe tratamento?”
Sim! E na maior parte das vezes o tratamento não é cirúrgico, sendo prescrita medicação para alívio de dor crônica e fisioterapia direcionada para a articulação, com o propósito de melhorar a pressão no local afetado. Quando o paciente não responde a essas medidas é possível recorrer às infiltrações que bloqueiam a dor na articulação e até mesmo pequenas cirurgias que estabilizam a articulação doente.