Causas, cuidados e tratamentos
É fato que ninguém quer machucar ou sentir dor em nenhuma região do corpo, mas a crença de que uma vez que se machuca o cóccix dificilmente você se recuperará é disseminada e acreditada por muitos. Por outro lado, isso dependerá do tipo e, na maioria dos casos, o tratamento inclui algumas mudanças de hábitos. E, convenhamos, mudar não é das tarefas mais simples, certo?
Para te ajudar a mandar embora esse mito e entender melhor a patologia, hoje vou falar das causas, cuidados e tratamentos para quem sofre com dores nessa região.
Formado por três a cinco vértebras agrupadas na porção final da coluna vertebral, pode-se dizer que o cóccix constitui uma “peça única”. A dor na região, conhecida também por coccidínia, é um problema cada vez mais recorrente na vida moderna, já que tendemos a ficar mais sentados.
Vamos conhecer duas das principais causas?
- Instabilidade do cóccix: quando há sobrecarga de pressão no cóccix, por longos períodos. Pessoas que trabalham sentadas boa parte do dia.
- Fraturas do cóccix: algumas quedas podem implicar a fratura do mesmo e se o processo de consolidação óssea não for adequado, o paciente pode desenvolver um quadro de dor crônica.
Existe tratamento?
Como dito mais acima, a mudança comportamental é a peça chave para ter uma boa resposta na recuperação. Além disso, dependendo do quadro, é interessante incluir a conduta terapêutica fisioterapia e exercícios que fortaleçam o assoalho pélvico. O uso de analgésicos e anti-inflamatórios complementam o tratamento. Outra opção que pode ser utilizada são as almofadas ortopédicas, que ajudam a diminuir a pressão no local. Em casos de dor mais severa, podemos usar procedimentos minimamente invasivos, como bloqueios e infiltrações.