Alterações da força

Se você acha que a dor é o único sinal de problema na coluna, me acompanhe até o final do post e entenda porque o que parece ser uma simples fraqueza pode significar um quadro mais sério.

Vejam bem: meu intuito não é ser alarmista com essa introdução, mas mostrar que alguns sintomas, que por vezes ignoramos, como uma sensação de fraqueza e cansaço, podem sinalizar uma alteração de força.

“Como assim alterações de força?”

Basicamente, as alterações de força são uma condição em que o paciente não consegue mover um músculo normalmente, mesmo com o máximo de esforço. Em outras palavras, a perda em si dos movimentos se dá pela redução de força, de modo que essa perda muscular pode ser completa (paralisia) ou incompleta (paresia).

A paralisia refere-se à perda da capacidade de contração muscular voluntária, seja por interrupção funcional ou orgânica em um ponto qualquer da via motora – do córtex até o próprio músculo. Já a paresia consiste em um movimento limitado ou enfraquecido, influenciando a precisão dos movimentos e a resistência muscular localizada, isto é, um comprometimento parcial (semiparalisia).

“Existem alguns sinais que podem indicar alerta?”. Sim, com certeza. Na maioria das vezes, os sintomas começam de forma leve e se agravam com o tempo. Existem indivíduos, por exemplo, que notam dificuldade para caminhar, segurar objetos ou até fazer movimentos delicados, mas raramente relacionam tais queixas com uma possível redução da força.

Vale a pena reforçar: ao perceber quaisquer dessas alterações, consulte um especialista.