A importância para a saúde da lombar
Se você me acompanha por aqui ou pelas redes sociais, já viu a importância do fortalecimento do core para a saúde da coluna. Mas existe um grande e complexo grupo muscular que possui grande influência na dor lombar.
Extensores, flexores e oblíquos trabalham juntos para apoiar a coluna, ajudar a manter o corpo ereto, além de permitir que o tronco se mova, dobre e vire em várias em diversas direções. E não para por aí, cada um desses músculos possui um papel diferente.
Os músculos extensores estão fixados na parte de trás da coluna e permitem levantar objetos. Esse grupo muscular compreende os eretores da espinha, que ajudam a sustentar a coluna, bem como os músculos glúteos.
Localizados na parte frontal da coluna, os flexores permitem a flexão, inclinação para frente, elevação e arqueamento da parte inferior das costas.
Já os músculos oblíquos ficam na região lateral da coluna, auxiliando a girar o tronco, mantendo a postura correta.
Bom, quando as articulações facetárias ou outras estruturas da coluna se lesionam ou inflamam, esses músculos podem apresentar espasmos e causar dor lombar – e uma consequente limitação acentuada em movimento.
Dessa forma, a força e a flexibilidade muscular são essenciais para que se possa manter a posição neutra da coluna, prevenindo condições dolorosas e/ou patologias.
Um trabalho multidisciplinar que integre fisioterapia e exercícios que busquem fortalecer flexores, extensores e oblíquos pode auxiliar no reforço do suporte da coluna e, assim, reduzir dor lombar, podendo até diminuir as chances de uma cirurgia.