Por que caminhar faz bem para a região?

Que exercício físico é indispensável para manter a saúde da sua coluna, isso você já deve saber, não é mesmo? Agora, você sabe por que uma simples caminhada pode ser tão benéfica à sua lombar? Hoje vou contar dois motivos. Veja só:

 Caminhar fortalece os músculos que sustentam a coluna
Os músculos do tronco, do núcleo e da lombar exercem um papel vital na manutenção da estabilidade e do movimento da parte inferior das costas. Em uma vida sedentária, tais músculos podem ficar descondicionados e fracos, causando um desalinhamento da coluna vertebral.

Ao incluir uma caminhada em sua rotina, você pode melhorar a saúde dos músculos dessa região. Isso porque caminhar abre o fluxo sanguíneo, aumentando o suprimento de oxigênio e nutrientes para esses músculos.

Caminhar libera toxinas
Músculos produzem toxinas fisiológicas quando se contraem ou se expandem. Assim, essas toxinas podem se acumular nos tecidos musculares lombares e causar rigidez. Caminhar ajuda a eliminar essas toxinas e a melhorar a flexibilidade. Combinando esses fatores com aumento de força nos músculos da região, melhora-se também a integridade da estrutura lombar.

Como já dito, o sedentarismo pode causar rigidez nos músculos e articulações da lombar e do quadril. Tal rigidez pressiona a coluna lombar, alterando sua curvatura normal. Ao caminhar, músculos específicos como os isquiotibiais, os músculos eretores da coluna e os flexores do quadril são ativados e esticados. Dessa forma, a flexibilidade dos ligamentos e tendões da coluna vertebral aumenta, o que melhora a amplitude de movimento geral da lombar.

Percebeu? Não apenas os esportes de alta intensidade podem promover mais saúde para você. O importante é se movimentar!