Como médico ortopedista, muitas vezes sou questionado sobre quais exercícios são melhores para a saúde da coluna, principalmente a lombar. Uma das minhas recomendações mais frequentes é a bicicleta. Mas por quê?
Pedalar é muito mais do que um simples exercício físico. É uma atividade completa que fortalece o corpo, melhora a postura e proporciona uma sensação única de liberdade e bem-estar. Especificamente para a coluna lombar, a região mais baixa das costas, a bicicleta pode ser uma importante aliada no alívio de dores e no fortalecimento dos músculos que a sustentam.
Trago aqui 5 benefícios que a prática da pedalada pode proporcionar para sua coluna lombar:
1. Fortalecimento dos músculos do tronco: a bicicleta trabalha uma variedade de músculos no corpo, incluindo os músculos do tronco, como o abdome e as costas. Quando esses músculos são fortalecidos, eles podem fornecer melhor suporte para a coluna vertebral, o que pode reduzir a pressão na região lombar. Uma coluna bem apoiada é menos propensa a lesões e dores.
2. Melhoria da postura: a prática correta de ciclismo exige que a coluna permaneça em posição neutra. Se você pedala com atenção à sua postura e com a bicicleta ajustada para você, isso pode ajudar a melhorar a postura e reduzir o estresse na região lombar prevenindo dores nas costas.
3. Promoção da mobilidade da coluna: pedalar promove a mobilidade da coluna sem colocar muito estresse sobre ela. Isso é especialmente benéfico para pessoas com problemas de coluna que precisam de um exercício de baixo impacto. A manutenção da mobilidade da coluna é fundamental para evitar a rigidez e a dor.
4. Aumento da circulação sanguínea: esse tipo de atividade física aumenta a circulação sanguínea em todo o corpo, incluindo a região lombar. Uma melhor circulação sanguínea ajuda a levar nutrientes essenciais aos discos intervertebrais, o que pode promover a saúde da coluna e reduzir a dor.
5. Redução do peso corporal: a pedalada é uma ótima maneira de queimar calorias e pode ajudar na manutenção ou perda de peso. A perda de peso, por sua vez, pode aliviar a pressão na região lombar e reduzir a dor nas costas. Já comentei várias vezes aqui no blog e nas redes sociais que a manutenção de um peso saudável é essencial para a saúde da coluna vertebral.
Dia 3 de junho é o Dia Mundial da Bicicleta, uma data importante para lembrar da importância desse meio de transporte para a nossa saúde e para o planeta. Se você quer um exercício que ajude a fortalecer a coluna lombar e ainda traga outros benefícios para a saúde, considere a bicicleta. No Dia Mundial da Bicicleta, que tal pegar a sua e dar uma volta?
Dr. Rafael Barreto – CRM/SP 122.568