Conheça alguns fatos sobre a patologia

Gosto de pensar que uma das bases da prevenção está na informação. E se você me acompanha sabe que carrego – com muita responsabilidade – a missão de desmistificar a coluna vertebral.

Bom, e como trato é trato, hoje trouxe alguns fatos sobre uma patologia mais comum do que gostaríamos – a osteoartrite cervical. Vamos lá?

1. Pode ser causada por vários fatores: a osteoartrite ocorre quando a cartilagem protetora que reveste as articulações do pescoço se desgasta com o tempo, causando o desenvolvimento de esporões ósseos. É verdade que algumas evidências sugerem a influência da genética no desenvolvimento da doença. Por outro lado, sabe-se que ter uma lesão prévia no pescoço, bem como excesso de peso, também podem contribuir para o aparecimento da osteoartrite.

2. A dor começa gradualmente: em muitos casos, a osteoartrite cervical não provoca dor. E quando ocorre, costuma aparecer de forma gradual e é desencadeada pela resposta inflamatória às articulações artríticas.

3. Costuma ser confundida com artrite reumatoide: ambas podem acometer a coluna cervical, além da dor ser semelhante, mas são patologias muito diferentes. A artrite reumatoide é uma doença autoimune e é acompanhada de outras sintomas, como fadiga e perda de apetite.

4. Não tem cura, mas existe tratamento: é verdade que a patologia não tem cura e tende a piorar à medida que envelhecemos, mas existem, sim, métodos terapêuticos que podem auxiliar, e muito, na qualidade de vida do paciente e manejo do quadro de dor.