Férias costumam trazer muita diversão, movimento, brincadeiras e aquela vontade de arriscar novas modalidades de esporte. Para quem escolheu aproveitar viajando com a família e as crianças, seja no contexto praia + piscina + esportes no fim de tarde ou mesmo para quem ficou dentro da cidade, a tendência é surjam algumas lesões pela mudança na rotina. Tanto as crianças, que brincam intensamente, quanto os adultos, que prometem cuidar da saúde e estão desacostumados a se movimentar, estão sujeitos a sobrecargas e lesões por trauma e esforço.

Especialmente se você não está habituado a fazer atividade física e se não realiza práticas esportivas com frequência, a falta de condicionamento físico e do preparo muscular pode colaborar para que surjam algumas lesões.

Separei uma lista das lesões ortopédicas que costumam acontecer com mais frequência no período de férias. Alguma delas já aconteceu com você?

– Contusões: quando o corpo sofre uma pancada direta, isso pode gerar uma contusão. Pode acometer músculos e articulações, dependendo da intensidade, provocando dor e vermelhidão no local. A contusão pode vir no futebol de fim de semana, em um esbarrão ou empurrão, ou até mesmo em brincadeiras simples como o pega-pega com as crianças. Quando atinge a coluna, o repouso pode ser necessário para recuperação.

– Torcicolos: são causados por espasmos na musculatura na região cervical da coluna, provocando dor e limitação do movimento. Quem já teve um torcicolo sabe o quanto é difícil virar a cabeça para olhar para os lados. O torcicolo pode acontecer depois de um movimento brusco em uma atividade esportiva ou depois uma noite mal dormida, com a cabeça mal posicionada no travesseiro.

– Fraturas: as lesões que levam à descontinuidade óssea, ou seja, à quebra do osso, são bastante conhecidas e são lesões sérias, principalmente quando envolvem a coluna. Acontecem geralmente devido a quedas e acidentes e provocam dores intensas, deformidades e incapacidade no movimento. Quando suspeita-se que aconteceu uma fratura, deve-se evitar o movimento e procurar assistência imediata.

– Entorses: outro tipo de lesão muito comum nas férias, mas que não acomete necessariamente a coluna, são os entorses. Podem acontecer em outras articulações, mas é mais comum no tornozelo. O entorse pode levar ao rompimento parcial ou total de ligamentos e, dependendo do nível da lesão, pode provocar muita dor.

Para evitar que a diversão provoque danos ao seu corpo, faça alongamentos e aqueça o seu corpo antes de iniciar atividades mais intensas, procure usar roupas e sapatos adequados para as práticas esportivas e evite brincadeiras que exigem do seu corpo se estiver embriagado. São medidas simples que podem ajudar. Boas férias e cuide-se!