Qual a diferença?
É verdade que dor na coluna é uma das queixas mais relatadas em consultórios médicos no mundo todo, além de representar no Brasil um dos problemas que mais causam afastamento no trabalho. Por outro lado, sentir dor na coluna vertebral é um sintoma comum em diversos problemas, inclusive relacionados às articulações. Um exemplo é a protusão discal, por vezes confundida com a hérnia de disco, uma vez que possuem os mesmos sintomas, causas e tratamentos.
Mas antes de falarmos das diferenças entre ambas, que tal entendermos melhor o que é protusão discal?
Bom, toda extensão da coluna é formada por uma estrutura fibrosa presente entre as vértebras, chamada discos intervertebrais. Esses discos são como amortecedores que ajudam a absorver os impactos dos movimentos da coluna, assegurando assim a mobilidade entre cada vértebra. Em alguns casos, quando a coluna sofre uma pressão contínua contra o disco, o mesmo acaba se desgastando e enfraquecendo. Dessa forma, a protusão é uma distensão ou saliência do anel fibroso que envolve os discos devido ao seu achatamento ou abaulamento quando enfraquecido.
Afinal, qual é a diferença das patologias?
Como explicado acima, a protusão ocorre quando há uma distensão do anel fibroso. Já na hérnia de disco, ocorre uma ruptura do anel fibroso e o núcleo pulposo projeta-se além do anel, saindo da cavidade que o contém. Assim, a hérnia é um quadro de protusão que evoluiu e se agravou.
Embora não possamos falar em cura, principalmente dependendo da localização e grau de comprometimento, o diagnóstico precoce pode ser determinante para resgatar a qualidade de vida do paciente.