Disfunções cervicais que podem causar dor na nuca

É verdade que, na maioria das vezes, quadro de dor na nuca é desencadeado por uma contratura ou distensão muscular, mas nesses casos a dor desaparece em alguns dias. No post de hoje, vamos falar de algumas condições que afetam a cervical e podem causar dor no pescoço. Prontos?

Estenose cervical

Quando uma vértebra fica instável em relação à vertebra mais próxima, o corpo tenta estabilizar essa condição, de modo que se inicia uma proliferação anormal óssea – esta chamada de osteófitos.

Esses osteófitos podem ser encontrados perto dos espaços discais e ao redor das facetas articulares. Caso eles cresçam em uma área onde existem nervos ou próximo à medula espinhal, eles podem impactar ou comprimir essas estruturas, provocando sintomas como: dor, formigamento, diminuição de força e até alteração da marcha.
Se o quadro for avançado a ponto de provocar uma disfunção dos nervos ou da medula, ele é considerado uma estenose cervical.

Hérnia de disco cervical

Ao dar sustentação a um excesso de carga, a parte externa do disco (ânulo) pode ficar sobrecarregada e o com passar do tempo surgem pequenas fissuras na parede do ânulo, enfraquecendo-o. Esse “anel” externo mantém acomodado em sem interior a parte macia e gelatinosa do disco, conhecido como núcleo. Quando esse centro gelatinoso é ejetado para fora do disco, chamamos de hérnia discal. Se a hérnia se projeta em direção à medula ou à raiz de um nervo, pode correr comprometimento neurológico. Por esse motivo, nesse quadro o paciente pode ter alterações de sensibilidade e força e até, em casos mais raros, alterações da marcha.

Espondilose cervical

Um dos estágios finais da degeneração discal, essa patologia está associada ao envelhecimento da coluna cervical. Vamos entender melhor?

Essa patologia é desencadeada por um desgaste dos discos da coluna, o que diminui o espaço entre cada vértebra e ocasiona o popularmente conhecido “bico de papagaio”. É importante lembrar que essa é uma doença degenerativa de caráter crônico e progressivo, de modo que se não tratada poderá comprometer os movimentos de alguns membros, como braços e ombros.