Você sabia que as alterações posturais estáticas que afetam a coluna vertebral são consideradas um problema de saúde? Como podem ser um fator de predisposição para condições degenerativas na idade adulta, dependendo da sua gravidade, são capazes de comprometer as atividades de vida diária, esportivas e laborais e influenciar os gastos com saúde. Daí a extrema importância da prevenção e dos cuidados com os hábitos posturais desde a infância.

O ambiente escolar é a fase que exige maior atenção. Crianças e adolescentes permanecem por longos períodos na posição sentada, geralmente em uma postura incorreta, em móveis inadequados e com uma rotina sedentária. Isso favorece o surgimento de desvios posturais e existe uma tendência que esses hábitos adotados nessa fase continuem na idade adulta, prejudicando a coluna.

A detecção precoce dessas alterações é o primeiro passo para a prevenção de condições que predispõem ao surgimento de doenças degenerativas ao longo da vida. Por isso, os profissionais que atuam na área da saúde da criança e do adolescente devem estar atentos, principalmente porque nessas faixas etárias ocorrem surtos de crescimento que são momentos críticos para o surgimento de problemas na coluna.

Separei 7 curiosidades sobre hábitos posturais nas crianças e adolescentes:

  1. Hábitos posturais inadequados na posição sentada e no transporte de mochila escolar podem estar associados à presença de alterações posturais.
  2. A cifose torácica (quando a criança se curva para frente formando uma corcunda) pode estar associada à postura inadequada na posição sentada ao escrever e sentar no banquinho.
  3. O hábito de usar o computador por 4 horas ou mais também está associado ao aumento da cifose na coluna.
  4. As meninas têm maior propensão a ter uma alteração postural na região torácica devido à tendência de adotar uma postura encurvada para ocultar o desenvolvimento das mamas.
  5. O uso inadequado da mochila pode estar associado à presença de alterações posturais que começam a surgir quando a carga é maior que 10% do peso corporal.
  6. Carregar a mochila de forma assimétrica contribui também para o aparecimento de alterações na lombar e dor.
  7. O tempo de sono insuficiente (seis horas ou menos) favorece o aparecimento da dor lombar. No entanto, o tempo adequado de sono (aproximadamente 8 horas) pode ser considerado um fator protetor para o desenvolvimento de alterações posturais.

Como você pode perceber, os hábitos posturais podem estar associados às alterações na postura. Por isso, é importante um trabalho atento e preventivo nas escolas em conjunto com as famílias.

 


Dr. Rafael Barreto – CRM/SP 122.568