Você presta atenção ao seu corpo?

Vivemos a era da distração. São muitos estímulos que deixam adultos e crianças entretidos por horas, muitas vezes fixados numa tela de um smartphone, notebook, tablet ou TV. O uso indiscriminado da tecnologia pode prejudicar a nossa capacidade de atenção e o desenvolvimento ou a manutenção de habilidades motoras. Além disso, prejudica o sono e leva ao sedentarismo, que já sabemos ser um dos fatores de risco para muitas doenças.

A desconexão ao momento presente, o desconhecimento sobre o próprio corpo e a desatenção à postura durante as atividades de vida diária são também fatores de risco ao aparecimento de sintomas, lesões, doenças, traumas. É cada vez maior, por exemplo, o número de acidentes de trânsito provocados pelo uso do smartphone.

Mas não só situações drásticas de desatenção como essa contribuem para o aparecimento de lesões na coluna. Uma pesquisa realizada na Universidade de Sydney, na Austrália, publicada na revista Arthritis Care Research, mostrou que a distração é um dos fatores que mais aumenta o risco de dor aguda na coluna lombar. O objetivo do estudo era identificar os principais fatores de risco envolvidos no aparecimento de dores agudas na região lombar da coluna.

Os pesquisadores avaliaram 999 pacientes que tiveram um episódio de dor lombar aguda em 300 clínicas de atendimento primário de Sydney. Além dos fatores físicos e psicológicos, chamou a atenção perceber que a distração durante tarefas e movimentos aumenta em 25 vezes o risco de um novo episódio de dor.

Ou seja, se não prestamos atenção ao próprio corpo quando executamos algum trabalho físico ou movimento no dia a dia, a tendência é que seja realizado de forma inadequada, influenciando o aparecimento da dor por lesão.

Além da distração, outros fatores de risco identificados foram: levantar peso, postura inadequada durante o movimento, levantar objetos longe do corpo, levantar animais ou pessoas e realizar atividades físicas com peso em momentos de cansaço ou fadiga.

Cuide dos seus hábitos, das distrações. Foque em atividades que te ajudam a desenvolver a concentração. Uma atitude tão simples quanto estar atento ao próprio corpo, principalmente durante a execução de movimentos, pode prevenir dores e lesões.

 

Dr. Rafael Barreto – CRM 122.568