O que é?
Dos casos mais leves aos mais severos, artrose é um condição que compromete muito a qualidade de vida das pessoas. Hoje vamos entender um pouco sobre um tipo específico da patologia: a artrose da articulação facetária. Vem comigo!
Bom, a primeira coisa a ser dita é que a artrose da articulação facetária costuma afetar a região lombar ou cervical, podendo levar ao desenvolvimento de esporões ósseos e cistos, instabilidade da coluna e compressão de nervos próximos. Cada segmento da coluna tem duas articulações estabilizadoras que recebem o nome de articulações facetárias. E o desgaste das mesmas pode levar ao quadro em questão.
O que causa esse tipo de artrose? Em geral, ela está relacionada com a degeneração dos discos da coluna vertebral, mais comum em pessoas mais velhas, mas também pode ser desencadeada por um trauma ou lesão na coluna. E por último, existe, sim, uma predisposição genética à artrite degenerativa.
Dores que podem irradiar para os membros e pioram ao se movimentar podem ser um sinal da doença. Mas vale lembrar que uma avaliação médica é imprescindível para o diagnóstico e tratamento adequados.
O diagnóstico, por exemplo, se dá através de avaliação física e posteriormente uma confirmação com exames de imagens (tomografia e ressonância magnética). Existe tratamento? Sim e, na maior parte dos casos, a conduta combina a administração de medicamentos para dor e fisioterapia. Em casos mais acentuados, o especialista poderá adotar uma conduta terapêutica por meio de procedimentos minimamente invasivos, como é caso dos bloqueios de dor feitos com injeções com analgésicos e anti-inflamatórios, como também uma rizotomia por radiofrequência.