Saiba o que fazer

Antes de mais nada, é importante que fique claro: o meu propósito aqui é de esclarecimento, isto é, de transmitir informações mais simplificadas, mas isso não substitui uma consulta, certo?

Bom, mas vamos ao que te trouxe aqui, não é mesmo?

Dor lombar na forma aguda é uma experiência bastante dolorosa e se caracteriza por um episódio súbito e de curta duração. É causada pela rigidez e/ou tensionamento da musculatura na região afetada. Na maioria das vezes, está relacionada a traumas agudos como estiramentos, contusões e etc (já expliquei a diferença entre eles lá no meu Instagram @rafaelbarretosilva). Por outro lado, existem alguns fatores que podem contribuir para esse quadro, como: sedentarismo, obesidade, longas horas sentado, má postura, etc.

E aquela pergunta que não quer calar: o que faço para melhorar?

É claro que a resposta é: procure um especialista, mas saiba que o tratamento é conservador, isto é, utiliza compressas quentes no local, medicações para controle de dor, alongamentos e trabalho postural.

Contudo, melhor do que saber como reverter tal situação é evitá-la, concorda? Por isso separei algumas dicas para você prevenir e manter sua coluna saudável. Pronto?

  • Caminhe: já falei isso para você, mas vale a pena relembrar. A caminhada é uma ótima e simples alternativa para sair do sedentarismo e começar uma mudança de hábitos que evitará problemas no futuro.
  • Fortaleça: musculação praticada de forma regular e com supervisão auxilia no fortalecimento muscular, podendo ser trabalhada a região do core, abdômen, quadril, lombar e demais musculaturas envolvidas na estabilização da coluna.
  • Exercite-senaágua: natação e hidroginástica podem auxiliar no alívio de dores musculares, além de trabalharem a musculatura. O ponto positivo do esporte dentro da água é “tirar” um peso significativo da coluna, tornando um ambiente livre de impacto e deixando o praticamente com mais resistência e amplitude de movimentos.
  • Pilates: flexibilidade, tonificação e fortalecimento da musculatura abdominal e do core como um todo. Características que tornam a modalidade ideal para melhorar o alinhamento postural e proporcionar alívio de dores nas costas e articulações.

Lembre-se: sentiu uma “fisgada”, procure um especialista para te orientar.