Por sobrecarga na coluna
Apesar desse longo nome, essa condição é uma causa frequente de dor lombar e cervical. Mas antes de explicá-la mais a fundo, vamos entender o que são os ligamentos interespinhosos. Vamos juntos!
“Tiras finas” que ligam os ossos (processos espinhosos), esses ligamentos são estreitos e alongados na coluna torácica, enquanto na lombar são mais largos e espessos. Eles possuem ainda uma rica inervação de ramos mediais e dorsais – o que gera o estímulo doloroso.
A principal função dos ligamentos interespinhosos é promover estabilidade à coluna, por meio da limitação dos movimentos de flexão.
Assim, é comum haver processos dolorosos agudos e até crônicos em pacientes com sobrecarga/edema destes ligamentos. Um trauma agudo, por exemplo, pode inclusive levar à ruptura ligamentar. Já em situações crônicas, como movimentos de repetição (como agachamentos com peso) ou ainda traumas repetitivos por pegar uma carga excessiva do chão podem desencadear uma sobrecarga crônica nessas estruturas.
Mas não para por aí. No caso de edema local por sobrecarga, as demais estruturas envolvidas (musculatura, articulações/facetas/raízes nervosas) podem ficar doloridas.
Quais os sintomas?
Comumente os indivíduos sentem um início de dor aguda na coluna, que piora com movimentos de flexão. Além disso, em grande parte dos casos, há dor cervical e/ou lombar profunda à palpação da região, que pode estar associada a um espasmo muscular, como contratura.
Procure um especialista para avaliar o seu caso por meio de exame clínico e de imagem.