Já ouviu falar?

Ao contrário do que muitos pensam, melhorar sua performance através de uma avaliação profissional não é um benefício importante apenas para atletas de alto desempenho. Sim, você que vê no ciclismo um hobby pode (e deve) pensar na eficiência da sua pedalada, o que será determinante na sua evolução no esporte e, sobretudo, na prevenção de lesões. É bem simples: bike é igual sapato, se você usar o tamanho errado, possivelmente terá complicações.

Popularizado na era Armstrong, o Bikefit é uma inovação mais recente no Brasil e tem como objetivo principal ajustar a bicicleta ao corpo do atleta, aumentando não apenas a eficiência, como também a segurança da pedalada. De uma forma sintetizada, essa técnica permite ajustar a posição ideal do ciclista em cima da bike, com a finalidade de melhorar o rendimento, aerodinâmica, potência aplicada nos pedais, bem como redução do desgaste físico.

Existem vários sistemas e tecnologias para se realizar o Bikefit, sendo que a escolha da melhor conduta precisa ser adequada a cada indivíduo. Mas esse é assunto para outro post. Hoje falaremos como funciona esse processo, da largada à chegada. Vamos lá?

Entrevista: conhecer os objetivos e rotina de cada atleta é respeitar a individualidade. Dessa forma, o trabalho se inicia com essa conversa e, comumente, com o teste de flexibilidade e a aferição de medidas corporais.

Taquinho: pode parecer um detalhe irrelevante à primeira vista, porém, ele evita a maior parte dos problemas de dor durante a pedalada. Trata-se do posicionamento e escolha do modelo ideal do taco da sapatilha, de modo que o pé fique na posição ideal durante a pedalada.

Selim: medição da distância entre os ísquios – protuberâncias ósseas localizadas na parte inferior das nádegas, já que durante um pedal a maior parte do nosso peso se concentra nessa região.

Ajustes posturais: em busca da posição do ciclista na bike, nessa fase são feitos os ajustes finais, de extrema importância. É possível alterar a altura do selim, sua posição no canote, comprimento e altura da mesa e, no caso das bikes speed, o tipo do guidão utilizado.

Por isso, seja qual for o esporte ou intensidade praticada, a avaliação multidisciplinar ajudará a prevenir possíveis lesões, para que você aproveite todos os benefícios de se exercitar.