Saiba a importância do alongamento
Se você é desses que sempre dão um jeitinho de escapar do alongamento, tudo bem! Até os praticantes mais assíduos de atividades físicas acabam negligenciando essa parte tão importante do treinamento.
Sim, para quem gosta de mais dinamismo, é compreensível que ache o ato de alongar um pouco chato. Assim como todo exercício físico, é difícil de começar, mas depois que você faz e sente os benefícios, não consegue ficar sem. É o poder do hábito, pessoal. Mas, vamos ao que interessa? Por que é tão importante se alongar?
Bom, a coluna é uma estrutura complexa, composta por músculos, ligamentos, tendões e ossos. Por meio dela conseguimos nos movimentar para diversas direções: movimentos laterais, para frente e para trás, além de suportar a carga do peso do nosso corpo.
A prática regular de alongamento ajuda a manter os músculos e ligamentos flexíveis, a reduzir o estresse nas articulações e melhorar o fluxo sanguíneo, bem como o fluxo de nutrientes por todo o nosso corpo. O contrário, ou seja, a falta dessa prática, pode desencadear ou agravar a rigidez, a limitação de movimentos e dor.
No exercício físico, o alongamento pode evitar entorses, lesões e dores musculares. Mas os benefícios não param por aí. Vamos conhecer mais alguns?
- Reduz a tensão muscular;
- Promove relaxamento;
- Melhora a coordenação;
- Aumenta o arco de maleabilidade;
- Previne lesões;
- Desenvolve a consciência corporal à medida que se foca na parte do corpo que está sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Entre outros.
Além disso, se alongar regularmente auxilia no controle da respiração e ansiedade, o que significa que você não precisa esperar praticar algum esporte para começar a se alongar. Pela manhã, por exemplo, costumamos ser mais flexíveis, por isso, incluir uma série de alongamentos nesse período pode te ajudar a começar o dia melhor. Vale lembrar que, para iniciar qualquer exercício, procure sempre a orientação de um especialista.