Entenda a relação com a coluna

O que será que a dor nos pés e/ou pernas tem a ver com a minha coluna? Bom, isso só um médico especialista pode confirmar, por outro lado, é fato que muitas condições da coluna provocam dor irradiada. E na região lombar esse quadro é ainda mais incidente. Por isso hoje vamos falar das possíveis patologias que podem desencadear dor nessas regiões. Prontos?

Doença degenerativa do disco lombar: à medida que envelhecemos, nossos discos intervertebrais perdem água, degeneram, além de perderem sua flexibilidade. Ainda que o quadro de dor dessa doença seja na lombar, é muito comum que irradie para as pernas e os pés. Isso acontece porque quando o disco se degenera, ele encolhe e se move, não sobrando espaço para as raízes nervosas.

Hérnia de disco lombar: uma hérnia tende a exercer pressão sobre o ponto mais fraco de um disco, região esta que se localiza exatamente abaixo da raiz nervosa. Isso resulta em dor que pode irradiar por todo o nervo ciático – ao longo de toda a perna. Dependendo da raiz afetada, outros nervos podem estar envolvidos.

Estenose espinhal lombar: com sintomas que vão desde dor, até fraqueza e formigamento nas pernas, essa condição ocorre quando as raízes nervosas espinhais são comprimidas, geralmente por articulações facetarias – que ficam na parte posterior da coluna vertebral.

Espondilolistese: deslizamento das vértebras, que compromete a estrutura natural da coluna, bem como sua estabilidade e flexibilidade. Dessa forma, essa instabilidade pode levar à compressão e/ou inflamação do nervo, causando dores nas pernas

Vale lembrar: o diagnóstico só pode ser feito por um médico especialista.