Quadril e coluna são regiões próximas, mas muito diferentes. No entanto, você sabia que existem casos em que os sintomas no quadril e na coluna lombar se confundem? Muitas vezes é difícil até para o paciente identificar e apontar o local da dor.
Sendo assim, como saber quando a dor vem do quadril e quando vem da lombar? Qual especialista procurar? Me acompanhe nesta leitura para conhecer as diferenças entre os sintomas.
Primeiro vamos entender que a dor na articulação do quadril muitas vezes não é sentida diretamente no local. Grande parte das doenças do quadril levam à dor que se direciona para a coxa, podendo chegar até os joelhos. Além disso, outro sintoma comum é a dor na região inguinal ou virilha, bem no local de dobra entre a coxa e o tronco. A dor pode indicar problemas mais complexos, como inflamação da articulação ou da bursa.
Um exame físico minucioso ajuda a trazer mais informações para o diagnóstico. Pela dificuldade em identificar o local, é comum que o paciente mostre onde está a dor envolvendo a articulação do quadril com as duas mãos. Quando as causas são degenerativas, por exemplo artrose e desgaste da cartilagem, a dor se manifesta geralmente na virilha e vem associada à limitação de movimento. Nas bursites e tendinites, a dor costuma aparecer na parte lateral da coxa e piora com atividade física.
Os problemas na articulação do quadril atingem principalmente adultos, entre 40 e 50 anos, pessoas ativas, que praticam esportes e atividade física e também os idosos não ativos.
No caso da coluna, a principal queixa é a dor na sua parte mais baixa, a lombar. Essa dor pode irradiar para membros inferiores e levar à limitação de movimento e contratura muscular na tentativa de proteção da coluna.
Essa dor irradiada pode ser confundida com dor nos membros inferiores. Quando proveniente da lombar, se caracteriza por sensação dolorosa, queimação ou choque, que pode irradiar pela parte posterior e/ou lateral da coxa, toda perna e pé.
Tenha sempre em mente que, para diferenciar e chegar a um diagnóstico correto, é importante que você seja avaliado por um médico. Com exames físicos e de imagem, um especialista diferencia a dor de origem no nervo ciático, da dor muscular na lombar e também da dor que tem origem no quadril.
Dr. Rafael Barreto – CRM/SP 122.568