Em 7 de abril temos o Dia Mundial da Saúde e quero começar este artigo com uma pergunta para trazer reflexão. Você se considera uma pessoa realmente saudável? Já notou alguma influência do seu modo de vida na sua saúde?

De acordo com uma pesquisa realizada pela ISMA (International Stress Management Association), 30% dos trabalhadores brasileiros das mais diversas áreas são afetados pela Síndrome de Burnout. Caso você não ainda não tenha ouvido falar, a Burnout se manifesta com uma série de sintomas decorrentes de sobrecarga física, mental e emocional por conta do ambiente, ritmo e organização do trabalho.

É o modo de vida intenso de trabalho, corrido, cheio de compromissos e demandas, com a pressão por entrega e resultado, somado à falta de descanso e lazer, que tem contribuído para que essa condição clínica seja cada vez mais frequente. É importante estar atento aos pequenos sinais que o corpo manifesta antes de chegar ao esgotamento e exaustão.

Listei abaixo 7 sinais de que a vida corrida está afetando sua saúde:

  • Dores musculares recorrentes com as quais você já se acostumou, como por exemplo, dor no pescoço e na lombar
  • Cansaço excessivo e, ao mesmo tempo, incapacidade de se desligar do trabalho
  • Sono que não descansa ou insônia de diferentes tipos
  • Lapso de memória, incluindo dificuldade de encontrar as palavras para o que deseja dizer
  • Dificuldade de concentração e foco, com muita distração
  • Irritabilidade, falta de paciência ou estado interno de mau humor
  • Sentimentos negativos, pessimismo e baixa autoestima, com necessidade constante de validação e aprovação

Manter a saúde é buscar equilíbrio. Por isso, se você se identificou com um ou mais desses sinais e sintomas, converse sobre o assunto com as pessoas ao seu redor e procure encontrar meios para aliviar a sobrecarga. Muitas vezes, somos nós que nos cobramos demais no trabalho e deixamos outras esferas da vida de lado. Lembre-se: sem saúde não há bem-estar.


Dr. Rafael Barreto – CRM/SP 122.568