Se você me acompanha aqui no Blog e nas minhas redes sociais deve ter percebido o quanto é importante para mim estimular a prática de atividade física. Existem tantas possibilidades para todos os gostos que chega a ser impossível continuar no sedentarismo. Hoje quero falar sobre uma modalidade que se popularizou muito no Brasil e ganhou muitos adeptos nos últimos anos: o beach tennis.

Praticado ao ar livre e considerado uma mistura de diferentes estilos, o esporte é a combinação perfeita entre atividade física e lazer. Chegou ao Brasil em 2008, no Rio de Janeiro, e apesar de ter sido introduzido em cidades litorâneas em primeiro lugar, hoje o beach tennis pode ser praticado em qualquer lugar que tenha uma quadra de areia nivelada adequada para isso.

E quais são as vantagens de se praticar beach tennis?

Em primeiro lugar, ele é excelente para a melhora do condicionamento físico. Os movimentos rápidos e intensos praticados no solo irregular exigem força e energia.

Além disso, o esporte trabalha os músculos do corpo como um todo. Isso porque, além do movimentos do tronco e dos braços para acertar a bolinha, o chão de areia exige muita força dos membros inferiores e ativação dos músculos do abdômen. Isso significa um ganho no trabalho do core, os músculos que auxiliam na estabilidade da coluna.

O fato de ser praticado na areia minimiza o impacto nas articulações, auxiliando na preservação dos quadris, joelhos e tornozelos.

Outra vantagem do beach tennis é que ele aumenta a percepção corporal e a cognição. É preciso que o praticante tenha consciência dos limites do seu corpo, consiga planejar as jogadas e antecipar os movimentos para acertar a bolinha. Isso trabalha o pensamento ágil e a tomada de decisões rápidas dentro da quadra.

Além do físico, a saúde mental também agradece. O esporte é leve e divertido e ainda tem a vantagem de promover a socialização não só na quadra, mas nas amizades que se formam a partir dela.

Mas, como qualquer atividade física, principalmente se você está sedentário há algum tempo, é preciso alguns cuidados antes de começar a prática. Por ser um esporte que exige grande movimentação, as lesões podem aparecer. As principais estão relacionadas aos membros superiores, por causa das muitas jogadas com os braços elevados. Pelo solo irregular, joelhos e tornozelos podem sofrer algum nível de torção dependendo de como se apoia na areia.

Felizmente, a maior parte das lesões no beach tennis não são graves e podem ser tratadas com fisioterapia, regulação da intensidade do treinamento, fortalecimento direcionado e melhora da técnica. As cirurgias normalmente só são indicadas em lesões por trauma.

O mais importante é começar com a orientação adequada de um profissional que conheça o seu caso. Se o esporte lhe dá prazer, algumas atividades, como musculação e treinos funcionais, podem ser associadas para trazer maior segurança e preparo.

E, claro: antes de iniciar qualquer esporte, procure um especialista para te avaliar e acompanhar a sua evolução.


Dr. Rafael Barreto – CRM/SP 122.568